Variações linguísticas e concordância de número na oralidade e na escrita

Gêneros textuais abordados: ORALIDADE - Diálogo/debate/reportagem - ESCRITA: Gêneros virtuais( facebook/whatsapp/twitter ) / notícia e editorial/ Gênero literário - literatura fantástica
Professora: Mônica Monção
Área de conhecimento: Língua Portuguesa / Nível de ensino: 3º ano do Ensino Médio
Tempo estimado: 5 aulas
Justificativa: Segundo Castilho,no português brasileiro, " a concordância não pode ser descrita em termos de regras categóricas. A postulação de regras variáveis capta melhor o que ocorre aqui, dada a complexidade dos fatores determinantes da concordância e a instabilidade em sua execução em nossa língua." Sendo assim, devemos atentar para o fato de que a variação linguística é inerente à língua e ocorre de forma sistemática e coerente em função de aspectos linguísticos e sociais.
Desse modo, a proposta dessa aula é a de que que os alunos tenham a oportunidade de observar o fenômeno da concordância em textos informais e formais na oralidade e na escrita, a fim de que possam perceber que nos textos reais, circulantes socialmente, há variação da concordância entre o verbo e o sujeito, por exemplo. Ou seja, que não existe uma única regra geral e exceções a essa regra, como é posto pela gramática normativa. O ensino da concordância deve olhar também para os casos que provocam maior rejeição por parte dos falantes das variedades de prestígio até chegar aos gêneros textuais mais monitorados. Essa abordagem de ensino demonstra a riqueza de possibilidades que os usuários de uma língua possuem ao criarem os textos pelos quais se comunicam, adequando-os ao contexto da situação comunicativa.
Objetivos:
-
Refletir sobre a importância da concordância verbal e nominal na produção de textos orais e escritos;
-
Conhecer e compreender as possibilidades de uso da concordância, conforme a situação de comunicação em que estejam envolvidos;
-
Compreender que a concordância de número é um dos elementos dos padrões da escrita e que ela é um dos aspectos linguísticos socialmente mais condenados, quando em desvio desses padrões;
-
Analisar as variações da língua em seu uso ;
-
Valorizar as diferenças culturais e linguísticas;
-
Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos.
Desenvolvimento:
Aula 1
Iniciar a aula com o vídeo "Sequestro da língua portuguesa(https://www.youtube.com/watch?v=cszA3o0X75M ) seguido de slides com algumas placas em que se encontram desvios quanto ao uso da concordância. Após exposição do vídeo e slides, pedir que os alunos, reúnam-se em grupos e elaborarem hipóteses linguísticas como por exemplo: " Ele está matando os refém" ou " Ele está matando os reféns ."
Primeira hipótese: Conseguimos compreender em ambos os casos que se trata de mais de um refém? Como?
Segunda hipótese: O artigo acompanha o substantivo e tem como função básica especificar esse substantivo. Então, ao vir no plural ele indica que há mais de um refém morto, logo o substantivo refém deve vir no plural assim como o artigo que o acompanha?
Dessa forma, os grupos irão " construindo regras" com base nas observações e hipóteses levantadas. Em seguida as regras serão lidas e discutidas com a turma.
Aulas 2 e 3
Trazer diálogos com frases que contenham desvios de concordância marcados e não tão marcados socialmente, abordando o tema variação e preconceito linguístico.
Dividir a turma em grupos para análise de textos que vemos no dia a dia em relação ao que foi estudado até o momento: o uso da concordância nas variações linguísticas presentes em nosso idioma.
Aula 4
Assistir ao trecho de uma reportagem sobre os 20 anos do lançamento do primeiro livro de Harry Potter, solicitando que os alunos fiquem atentos não só ao tema, mas também à linguagem utilizada pelo narrador da reportagem.
Link da reportagem: http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/videos/v/vinte-anos-de-harry-potter-os-numeros-por-tras-da-franquia/5967482/
Logo após, propor algumas reflexões, tais como:
-
Reconhecer o tema ( ideia central);
-
Relacionar o título " 20 anos de Harry Potter: os números por trás de uma das franquias de maior sucesso no mundo" com o conteúdo da reportagem;
-
Identificar as características do gênero reportagem;
-
Observar aspectos da concordância de número na construção do texto. A concordância utilizada pelo locutor estava de acordo com o contexto comunicativo?
Em seguida trazer algumas notícias em jornal impresso ( algumas com equívocos no uso da concordância) e propor:
-
Que sejam apontadas as principais diferenças entre esses dois gêneros textuais ( reportagem e notícia);
-
Que seja identificado o contexto de produção das notícias lidas, assim como a credibilidade de seu suporte;
-
O reconhecimento do tema central e dos aspectos linguísticos que ajudam a manter a progressão temática;
-
A inferência de informações implícitas;
-
Observar os aspectos de concordância, fazendo uma análise comparativa entre a adequação ou não dessa concordância nas notícias lidas.
Aula 5
Ler um resumo do primeiro livro de Harry Potter para a realização de atividades propostas
Recursos:
Vídeo, reportagem, notícia, texto literário, trabalho em grupo, internet, gramática
Avaliação: Além das atividades propostas e da produção textual, a avaliação permeará todo o processo, por meio de observação.
Obs.: Durante todo o processo, solicitar aos alunos que observem em textos orais e escritos, as ocorrências de adequação e inadequação de concordância de número e as anotem, indicando fonte e características dos interlocutores, além do contexto comunicativo. Na última aula desse tema , os alunos deverão reunir-se em grupos e, com o auxílio do professor e de consulta à gramática, construir explicações para essas ocorrências. Esses manuais deverão ser postados no blog da turma para consultas.