
LEITURAS DO NOSSO BRASIL
Objetivo geral:
Despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas Língua Portuguesa e Literatura, estabelecendo relações de forma significativa tanto das competências de leitura e escrita, quanto das competências utilizadas na oralidade com os diversos usos da linguagem nos múltiplos contextos em que ela se apresenta.
Objetivos específicos:
-
Desenvolver a expressão oral e domínio da língua, segundo as conveniências de situação e gênero do discurso;
-
Aprimorar as competências de leitura e escrita;
-
Compreender textos dos diversos gêneros de estrutura simples e complexas e de suas propriedades intrínsecas para comunicar e transmitir conceitos tanto na língua corrente quanto na literária;
-
Reconhecer e analisar os elementos linguísticos que compõem os diversos textos, garantindo-lhes o estabelecimento da coesão e coerência;
-
Organizar a reescrita de textos de maneira a possibilitar a compreensão do leitor;
-
Compreender o processo de escrita de um texto como uma atividade que implica muitas tomadas de decisões e constantes revisões;
-
Reconhecer a função semântico-estilística das palavras na construção do texto;
-
Propiciar a percepção de que o desenvolvimento cultural é o agente transformador da realidade social, econômica e política da sociedade.
Metodologia:
A cada aula, a partir de textos impressos, vídeos e outros recursos disponíveis ( internet, notícias, músicas etc) levar os alunos a viajarem pelo Brasil tanto em tempo como em espaço, fazendo uso da interdisciplinaridade entre as disciplinas de LP, Literatura, História, Sociologia, Filosofia e artes visando uma formação global e crítica dos alunos.
Dessa forma, a cada aula serão analisados textos diversos em sua estrutura linguística, contexto social de produção e uso, intencionalidade etc. Sempre procurando levar os alunos ao desenvolvimento da competência comunicativa, propondo diversos tipos de leitura e escrita, utilizando debates, pesquisas, documentários, reportagens e trabalhos em grupo a fim de atingir os objetivos propostos.
Procedimentos:
A partir das escolas literárias e do momento histórico em que estão inseridas, estudar textos e seus contextos de produção fazendo sempre um paralelo com o momento atual.
Por exemplo, os poemas satíricos de Gregório de Matos, em que ele expõe e critica sem nenhum pudor à sociedade da época, podem ser comparados à música de Gabriel - o pensador e ao mesmo tempo ao cordel de Patativa de Assaré e por que não às charges, memes e outros gêneros que também têm como tema a crítica social ?
Desse modo, sempre fazendo um paralelo entre presente e passado, entre os diversos tipos de textos que tratam do mesmo assunto, entre os textos literários e os textos que usamos no nosso cotidiano, que serão direcionadas as aulas ao longo do ano letivo. Observando aspectos linguísticos e extralinguísticos, promovendo pesquisa, diálogo, debate e reflexão a fim de desenvolver um estudo global da língua materna e ao mesmo tempo o pensamento crítico e autônomo.
Recursos:
Textos diversos, internet ( laboratório de informática), música, debates, filmes, documentários, trabalhos em grupo etc.
Avaliação:
Permeará todo o processo por meio de observação e diversas propostas de trabalho que serão postados no blog da turma.