Plano de aula
As relações semânticas sinalizadas pelos conectores como recurso linguístico em textos argumentativos

Gêneros textuais : Artigo de opinião e texto publicitário
Professora: Mônica Monção
Área de conhecimento: Língua Portuguesa / Nível de ensino: 1º ano do Ensino Médio
Tempo estimado: 4 a 5 aulas
Justificativa:
A argumentação tem a função de convencer, influenciar, persuadir o interlocutor. O objetivo do texto argumentativo é, portanto, apresentar uma tese sobre determinado assunto e justificá-lo com base em argumentos. Sendo assim, um dos recursos linguísticos utilizados nos textos argumentativos são os conectores de causa/consequência , contradição, condição, conclusão etc. Estudar essa estrutura a partir dos textos é propiciar condição para que os alunos apreendam sua utilização de maneira significativa e reconheçam o uso dos conectores não apenas com a função de ligar ou articular segmentos, mas principalmente, com o objetivo de indicar a orientação discursivo-argumentativa que o autor pretende atingir ao produzir seu texto.
Objetivos:
-
Identificar e analisar recursos e estratégias na construção do texto argumentativo, com foco nas relações semânticas sinalizadas pelos conectores;
-
Reconhecer a importância da escolha dos conectores na construção do texto;
-
Identificar as relações estabelecidas pelos conectores : elementos coesivos direcionadores de sentido nos textos;
-
Exercitar a capacidade discursiva de argumentar;
-
Identificar o tema central dos textos;
-
Conhecer a estrutura e função do gênero artigo de opinião;
-
Analisar textos com ideias contrárias;
-
Reconhecer os recursos e estratégias de construção da ideologia presentes nos textos;
-
Analisar e produzir textos argumentativos.
-
Desenvolvimento:
Aulas 1 e 2
Iniciar a aula com a leitura do artigo de opinião " Deve-se dar esmola?", seguida de um debate sobre o tema a fim de que os alunos se posicionem ,expondo suas opiniões e justificando-as formulando seus próprios argumentos.
Após o debate será proposta a leitura de outro artigo de opinião que trata do mesmo tema, mas com ponto de vista contrário. Após a leitura comparativa dos dois textos, pedir que os alunos se posicionem em relação aos mesmos, concordando com um ou outro ponto de vista diante do tema, apontando os argumentos que os levaram a tomar suas posições.
Num segundo momento, voltar aos textos lidos a fim de que:
-
os alunos percebam a força dos argumentos utilizados e seu poder de persuasão;
-
Identifiquem a ideologia contida nos textos;
-
observem a estrutura textual do artigo de opinião, assim como os recursos linguísticos utilizados na sua construção, com foco nas conjunções e advérbios e sua relação de sentido.
Aula 3
Ouvir a música " Racismo é burrice- Gabriel- o pensador" e , após breve discussão sobre a mesma, realizar a atividade proposta
Aulas 4 e 5
Assistir ao vídeo " Ler deveria ser proibido" , seguido de debate do tema e análise do texto de Guiomar de Grammont ( em cujo vídeo foi baseado).
O vídeo assistido é uma campanha de incentivo à leitura. O texto publicitário, assim como o artigo de opinião e outros textos argumentativos, têm o objetivo de convencer, de influenciar, de persuadir.
Dividir a turma em grupos, distribuir para cada grupo um cartaz publicitário a fim de que , após identificarem o tema, possam discutir e expor seus pontos de vista sobre o mesmo, chegando a um consenso. Feito isso, deverão escrever um artigo de opinião defendendo sua posição.
Recursos:
Textos, debate, vídeo, cartazes publicitários
Avaliação:
Irá permear todo o processo, observando a desenvoltura do aluno em relação aos objetivos propostos.
Trabalho em grupo - proposta de retextualização