Plano de aula

O substantivo na construção do sentido do texto
Público alvo: 1º ano do ensino médio
OBJETIVO GERAL: Conduzir os alunos à reflexão da importância do uso dos substantivos na construção do sentido dos textos que produzimos e lemos, levando-os a perceber o potencial icônico do substantivo, com vistas à valorização do valor semântico dessa classe gramatical . A iconicidade verbal faz do substantivo não mais um mero “rótulo” ou “nomenclatura” e sim, um signo orientador de sentidos que cabe ao escritor escolher e ao leitor interpretar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
Desenvolver e/ou aprimorar as habilidades de leitura e escrita;
-
Identificar a dinâmica da escolha dos substantivos na produção de sentido;
-
Compreender valores e intenções envolvidos na escolha dos substantivos;
-
Comunicar-se oralmente e através da escrita (levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões);
-
Enriquecer os conhecimentos gramaticais a partir da reflexão sobre a importância do substantivo para a construção de sentido do texto;
-
Produzir textos individuais orais e escritos;
-
Promover revisão e a retextualização de textos.
TEMPO ESTIMADO: 5 aulas
RECURSOS : Textos de diversos gêneros
ESTRATÉGIAS:
AULA 1 - Iniciar a aula com a leitura do texto “ Circuito fechado” , de Ricardo Ramos, em que praticamente todas as palavras são substantivos. Em seguida realizar uma pequena discussão a fim de levar os alunos a perceberem a força do substantivo na manutenção do sentido do texto e a importância da escolha lexical para a manutenção do fluxo temático.
Prosseguir a aula analisando outros textos, com o foco na escolha dos substantivos e a produção de sentido do texto. Realizar atividades de leitura ( análise textual) e escrita ( produção textual).
AULAS 2 e 3 - A classificação dos substantivos e a construção do texto
Iniciar a aula com a leitura do texto "Namoro e futebol , de Moacyr Scliar, a fim de iniciar o estudo da classificação dos substantivos a partir do texto, analisando o efeito que a escolha dos substantivos propiciaram ao texto.
Em um segundo momento, iniciar o estudo de textos figurativos e temáticos, focando na distinção dos substantivos concretos e abstratos. Visto que os textos figurativos são construídos por termos concretos, ou seja, substantivos concretos, criando um efeito de realidade, caracterizando uma imagem de mundo, onde são analisadas relações humanas e acontecimentos. Já nos temáticos, há predominância de substantivos abstratos, que indicam algo presente no mundo natural, mas com foco em conceitos. Eles explicam as coisas do mundo, estabelecem relações e dependências entre elas, fazem comentários sobre suas propriedades, operam com aquilo que é apenas conceito.
Realizar atividades de leitura ( análise) e escrita ( produção) com textos figurativos e temáticos.
AULA 4 - Estudo do uso dos substantivos em alguns gêneros textuais ( atividade em grupo)
AULA 5 - NOMINALIZAÇÃO DO SUBSTANTIVO
A nominalização é o processo pelo qual é possível “transformar” palavras de outras classes em substantivo. Esse processo permite enriquecer a descrição, tornando-a mais precisa.
-
USO DO ARTIGO;
-
USO DE UM SUBSTANTIVO DERIVADO DE VERBO, ADJETIVO OU ADVÉRBIO;
-
COM BASE NUMA ORAÇÃO INTEIRA
NOMINALIZAÇÃO E SÍNTESE DE INFORMAÇÃO
Quando se pretende retomar e resumir informações na língua escrita, a nominalização é um recurso muito útil. ( Estudo de textos extraídos de revistas e jornais).
FREITAS, Maria Noêmi F. da C. Cigarras, formigas, severinos & cia.: um olhar atento para a iconicidade do substantivo. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, 2 vols.